Já faz algum tempo que dispor de uma internet de qualidade na empresa não é apenas uma “gentileza” ou algo secundário. Investir em uma rede de wireless corporativo de qualidade é peça chave para muitas questões dentro de uma empresa.
As funções mais populares do Wi-Fi corporativo são as vídeo conferências, bem como o acesso a drives e arquivos online. No entanto, é através do wireless que são realizados os backups de dados, a integração dos equipamentos em rede e a proteção de dados sensíveis.
Portanto, é fundamental avaliar quais as ferramentas são necessárias para implantar um wireless corporativo de qualidade. No artigo a seguir vamos destacar os principais itens que o Wi-Fi precisa, bem como as funções que exerce e como implementar.
Principais funções do wireless corporativo
Conforme já apontamos ao longo deste artigo, o wireless corporativo desempenha tarefas importantes dentro da empresa. Mesmo em períodos em que o home office vem aumentando bastante, o wireless é fundamental para estes funcionários.
Na correria das tarefas do dia a dia, por exemplo, o Wi-Fi corporativo permite que o colaborador permaneça conectado e atuante mesmo estando longe do computador, através de smartphones e tablets.
Ademais, vamos destacar com mais detalhes nos próximos itens quais são as principais funções do wireless corporativo dentro da empresa.
Integrar rede corporativa
O uso de sistemas e pastas em rede compartilhada já é usual há muitos anos dentro das empresas. Porém, esse compartilhamento vem ganhando novas formas e ferramentas ao longo dos anos.
Dessa forma, o wireless corporativo é a ferramenta mais eficiente e segura para compartilhar a rede. Além de eliminar um emaranhado de cabos e fios, o Wi-Fi ainda torna o acesso mais ágil e fácil para todos os membros.
Vale ressaltar também que através do wireless corporativo a empresa tem maior controle no acesso da rede e, por consequência, dos arquivos que possui. Através de sistemas de proteção é possível bloquear acessos indevidos à rede.
Melhorar desempenho da equipe
Quando se fala em wireless corporativo não se está pensando apenas em prover internet de qualidade dentro da empresa. O objetivo principal é que o Wi-Fi de alta qualidade potencialize os recursos da empresa, em especial os recursos humanos.
Sendo assim, uma das principais funções do wireless é melhorar o desempenho dos profissionais. Mas afinal, como isso ocorre? Em primeiro lugar, um Wi-Fi corporativo de qualidade tem suporte necessário para que todos acessem a rede e a internet sem oscilações.
A partir disso, os profissionais podem fazer as tarefas sem interrupções, dando mais agilidade aos processos. Mas além disso, o Wi-Fi também contribui para que seja possível utilizar a rede a partir de diversos equipamentos, facilitando o acesso em reuniões, por exemplo.
Como implementar Wi-Fi corporativo
Tendo em vista as principais funções que o wireless corporativo desenvolve dentro da empresa, agora vamos nos aprofundar sobre como implementar este serviço. Sendo assim, é preciso levar em conta alguns fatores para que esta operação tenha sucesso.
Uma das questões que devem ser consideradas é o espaço de trabalho da empresa. A dimensão das salas, divisões e o espaço total são informações que devem ser apontadas de início. Além disso, a velocidade de internet também precisa ser considerada, para que a conexão da rede não sofra com oscilações.
Ademais, iremos explicar melhor cada uma das etapas nos tópicos a seguir.
Área de cobertura
Antes de escolher provedores e velocidade da internet, o primeiro passo para implementar o wireless corporativo é calcular a área de cobertura. Ou seja, é preciso levar em conta o espaço total da empresa que precisa estar conectado à rede.
No entanto, não é apenas a área total que entra no cálculo. O número de salas e divisões de espaços também precisam ser considerados. Isso porque paredes, divisórias e afins tendem a bloquear a transmissão do sinal de Wi-Fi corporativo, o que influencia nos equipamentos utilizados.
Velocidade de internet necessária
Outra etapa importante sobre como implementar o wireless corporativo na empresa é verificar a velocidade de internet necessária. Embora não seja uma tarefa fácil, é possível fazer este cálculo com base em alguns fatores, tais como o espaço da empresa que deve receber sinal e o volume de uso da rede.
No entanto, há variáveis mais objetivas que podem auxiliar neste cálculo, como a velocidade de download e de upload. Além disso, a taxa de transmissão do sinal é fundamental para obter um wireless de qualidade.
Porém, não basta apenas o provedor oferecer internet de alta velocidade. É preciso que os roteadores e repetidores deem conta de fazer a transmissão do sinal.
Investimento em infraestrutura
Quando se fala em wireless corporativo, é preciso levar em conta que são dezenas ou até mesmo centenas de dispositivos conectados de forma ativa na rede. Desse modo, não basta apenas pensar em uma velocidade de internet, mas também na estrutura que evite oscilações no wireless.
Portanto, um dos aparelhos mais importantes para garantir a estabilidade necessária é o Access Point Ruckus. Estes equipamentos são pensados para que um grande número de usuários se conecte na rede ao mesmo tempo e permaneça estável e segura.
Vale ressaltar que é importante investir nos equipamentos e na estrutura como um todo pensando a longo prazo. Assim, quando houver aumento de demanda, não será necessário fazer um upgrade.
Conclusão
O planejamento de um wireless corporativo de qualidade precisa levar em conta muitos fatores. Questões como espaço físico da empresa, número de aparelhos conectados e estrutura disponível, devem ser levados em conta pela equipe de TI.
No entanto, há algumas decisões que podem facilitar a implementação do wifi na empresa. Uma delas é a escolha por Access Point Ruckus. Isso porque estes aparelhos dão amplo suporte para a rede, tendo condições de suprir múltiplos acessos ao mesmo tempo.
Para estas e outras demandas que o wireless corporativo apresenta, a Segertech oferece os melhores profissionais e equipamentos de alta qualidade, dando sempre as melhores soluções em TI. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.