A evolução constante da tecnologia nos impulsiona e transforma o nosso dia a dia. São diversas as facilidades que cada atualização e cada novo produto nos traz. Nesse sentido, o Wi-Fi 7 é uma dessas tecnologias que vêm para revolucionar nosso modo de estar online.
Além disso, como toda atualização, ele busca resolver alguns problemas que a versão anterior ainda apresentava. Ou seja, além de trazer novas funcionalidades para o usuário, o Wi-Fi 7 vem para qualificar cada vez mais a experiência virtual.
Sendo assim, o blog da Segertech traz as novidades sobre o Wi-Fi 7 e o que ele promete. Assim como mostra quais os seus novos recursos e as diferenças entre ele e seu antecessor. Confira!
O que é o novo Wi-Fi 7 e o que ele promete
Para saber melhor quais os benefícios que o Wi-Fi 7 oferece, é preciso entender melhor sobre o que se trata. Se trata de uma atualização nos padrões de conexão sem fio. A grande inovação acontece no uso total das três bandas de conexão (2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz).
Sendo assim, a principal promessa do novo Wi-Fi é elevar as gerações anteriores para permitir uma experiência imersiva mais qualificada. Principalmente quando falamos sobre VR ou AR (realidade aumentada).
Se tratando de novas tecnologias, o Wi-Fi 7 busca aportar experiências e tecnologias futuras mais sofisticadas. Além disso, podemos citar algumas das vantagens que o nome Wi-Fi oferece:
- Conectividade acelerada: velocidade ainda maior (superiores a 5 Gbps para PC) sem interferência da simultaneidade de dispositivos endpoints conectados;
- Confiabilidade sólida: conexão sólida, com segurança e constância de conexão e seu PC;
- Responsividade equivalente a rede cabeada: ampla distribuição da rede, sem comprometimentos, por todos os ambientes;
- Aprimoramento da segurança e privacidade: maior confiabilidade contra-ataques e exposição de dados sensíveis, conexão confiável.
Recursos do Wi-Fi 7
Para cumprir a meta e entregar tudo que o Wi-Fi 7 promete, ele traz consigo algumas funcionalidades novas, assim como alguns aprimoramentos em relação ao seu antecessor.
Esses recursos são determinantes na hora da entrega de uma conexão ainda mais consistente, permitindo uma imersão ainda mais real dentro do mundo virtual. E essa evolução vai aportar novas tecnologias que não seriam possíveis sem ele.
Conheça então alguns dos principais recursos e o que cada um significa nesse Wi-Fi 7:
A evolução dos padrões de Wi-Fi
Há mais de 20 anos o Wi-Fi vem permitindo a conexão de rede sem fio, evoluindo sempre que necessário para aportar as novas tecnologias que foram surgindo com o tempo. Assim como, através de organizações como a Wi-Fi Alliance, levar um padrão qualificado de Wi-Fi por todo o mundo.
Em 2019, já tivemos um grande salto no desenvolvimento, com o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E, onde as velocidades de conexão já aumentaram. E agora com o Wi-Fi 7, a rede se qualifica ainda mais oferecendo uma experiência imersiva com responsividade nunca vista.
Esta evolução do Wi-Fi vem principalmente para permitir que novas tecnologias, que exigem precisão, possam acontecer de forma plena.
Canais de 320 MHz e QAM 4K
O Wi-Fi 7 conta com uma maior área de carregamento de dados. O canal de 320 MHz tem o dobro de tamanho se comparado com os anteriores, ou seja, entrega um pacote de dados cerca de 2x maior.
Assim como o QAM 4K consegue otimizar ainda mais esse pacote de dados, fazendo com que ele não seja apenas o dobro, mas ainda maior com uma organização que permite mais dados por transmissão.
Esses dois recursos combinados vão reduzir 2,4 vezes o tempo ao fazer downloads e até mesmo permitir a transmissão de vídeos 8k de alta qualidade. Imagine: você poderá baixar um arquivo de 15GB em 25 segundos.
MLO e latência determinística
Um dos recursos que garante a maior velocidade de transmissão do novo Wi-Fi 7 é a Operação Multilink (MLO). Esse recurso permite que se possa conectar em duas bandas simultaneamente.
Este recurso vem para aprimorar o Wi-Fi legado que permitia a conexão em mais de uma banda, porém só se uma delas falhasse.
Já com o MLO, as duas bandas podem ser utilizadas para compartilhar dados exclusivos, garantindo a entrega deles. Com confiabilidade e latências ultrabaixas.
Assim como, permite que as transmissões mais importantes utilizem a banda com maior velocidade de entrega, estabelecendo uma prioridade sem perda de velocidade.
Multi-unidades de recursos (RU) e punção
Já a punção e multi-unidade de recursos permite que se utilize um canal já ocupado por outro dispositivo para entregar o máximo que aquele canal permite. Assim, seu canal de 320GHz pode entregar o máximo sem ser utilizado por um só endpoint.
Já o Wi-Fi anterior não permite que um canal seja utilizado por mais de um dispositivo. De forma que um canal grande, de alta velocidade, ficava indisponível a partir do uso de qualquer parte dele.
Wi-Fi 6E x Wi-Fi 7
WI-FI 6E | WI-FI 7 | |
Frequência | Banda tripla (2,4, 5 e 6 GHz) | Banda tripla (2,4, 5 e 6 GHz) |
Largura de banda (canais) | 20, 40, 80, 80+80, 160 MHz | 20, 40, 80, 80+80, 160, 320 MHz |
Acesso (Multiplexing) | OFDMA | OFDMA |
Modulação | QAM 1024 | QAM 4096 (4K) |
Antena | DL + UL MU-MIMO (8 x 8) | DL + UL MU-MIMO (8 x 8) |
Segurança | WPA3 | WPA4 (TBD) |
Principais inovações | TWT, BSS coloring, formação de feixe | Operação multilink (MLO), Multi-RU, punção |
Quando o Wi-Fi 7 estará disponível para consumidores?
Segundo a Intel, serão lançados produtos certificados para Wi-Fi 7 no mercado, em alinhamento com a programação da Wi-Fi Alliance no período de 2023-2024.
E embora ainda não tenha data marcada para o lançamento oficial, ele deve ocorrer entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Com grandes expectativas de roteadores Wi-Fi 7 estarem disponíveis para compra até o fim do próximo ano.
E enquanto o Wi-Fi 7 não chega no mercado, podemos usufruir do melhor em matéria de roteadores. Os equipamentos Ruckus oferecem a melhor tecnologia atual, assim como a Segertech oferece os melhores serviços de suporte especializado para sua empresa!