Estar conectado na internet já deixou de ser um mero entretenimento e se tornou uma necessidade profissional. Dessa forma, uma maneira de oferecer mais facilidades para o público é oferecendo um Wi-Fi hotspot.
O Wi-Fi Hotspot funciona como um ponto de acesso para a internet em locais públicos, fazendo com que os usuários possam acessar as mídias digitais com maior facilidade. No comércio, essa é uma forma de dar comodidade ao cliente, além de atraí-lo para os canais de contato da empresa.
Desse modo, no artigo a seguir do Blog Segertech vamos entender melhor sobre o que é Wi-Fi Hotspot. Além de mostrar como funciona, também vamos abordar os principais benefícios.
O que é Wi-Fi Hotspot
O Wi-Fi Hotspot é um serviço de conexão de internet nos espaços públicos. Em geral a conexão pode ser feita de forma gratuita, mas é possível que em alguns casos seja cobrada uma tarifa pelo serviço prestado.
Através de um site survey a empresa pode solicitar o cadastro de email ou até mesmo expor um anúncio como forma de retribuição pelo Wi-Fi. Com isso, da mesma forma com que oferece uma facilidade, também entrega conteúdos sobre a marca e produtos.
Além disso, o Hotspot Wi-Fi é uma opção para proteger a rede interna da empresa, que vai ficar à disposição apenas dos funcionários e pessoas autorizadas. Dessa forma, torna mais difícil a ação de hackers, que tentam roubar dados sensíveis da empresa através do wireless corporativo.
Como funciona o Hotspot Wi-Fi
Para que possamos entender melhor sobre o Wi-Fi Hotspot, é importante observar com mais atenção o funcionamento dele. Sendo assim, podemos dizer que dispor uma rede pública aos clientes é bastante prático e traz muitos benefícios.
O primeiro passo, obviamente, é criar uma rede de conexão pública, que não cause interferências na rede privada. Além disso, é importante pensar em uma forma do cliente acessar a internet, seja com QR Code, senha, check-in ou site survey.
A partir do momento que o cliente aceita os termos de uso e se conecta ao Wi-Fi Hotspot, você passa a ter uma base de dados importante sobre o negócio. Entre as informações estão o tempo de permanência, perfil do cliente, bem como os horários de maior movimento.
Outro ponto importante do Wi-Fi público na empresa é que ele colabora para o que chamamos de “marketing gratuito”. Isso nada mais é do que o cliente postar fotos no local, interagir com a marca nas redes sociais, dentre outras coisas.
Principais benefícios do Hotspot Wi-Fi
No tópico acima já mencionamos questões como mensurar o perfil do cliente e o “marketing gratuito” como algumas das vantagens de se oferecer Hotspot Wi-Fi na empresa. Porém, há outros benefícios em oferecer esse serviço que deve ser lembrados.
Uma destas vantagens, portanto, é captar dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em vigor desde 2020, a lei estabelece que a empresa deve garantir a segurança dos dados que coleta, além de ter o consentimento do usuário. Através do Hotspot Social é possível atender estes quesitos.
Ademais, o Wi-Fi Hotspot também é uma forma de atrair e fidelizar clientes, que inclusive podem utilizar o comércio como estação de trabalho. Confira na lista a seguir alguns destes benefícios:
- Coletar dados de acordo com a LGPD: através do Hotspot Wi-Fi a empresa pode coletar e armazenar dados pessoais dos clientes e usuários dentro das normas estabelecidas por lei;
- Mantém a segurança de rede na empresa: ao estabelecer um Hotspot Social, a empresa também preza pela segurança de dados internos. Além disso, a ferramenta permite gerenciar e controlar o acesso da internet;
- Disponibiliza conexão mais qualificada: em um local com grande fluxo de pessoas, é comum que haja oscilação nos dados móveis, o que pode dispersar os usuários do local. Sendo assim, vale a pena oferecer uma internet de qualidade em troca de que as pessoas fiquem mais tempo no local;
- Auxilia na atração e fidelização de clientes: em comércios como cafés, bares e lancherias, é natural que as pessoas busquem também por internet de qualidade. Inclusive, em alguns casos acaba se tornando a estação de trabalho, algo que gera clientela fixa ao local.
O que é preciso para oferecer Wi-Fi Hotspot?
Agora que temos mais informações acerca do que é Wi-Fi Hotspot, como ele funciona e os principais benefícios, vamos ao que é preciso para oferecer a facilidade na empresa. Nesse sentido, o primeiro passo é obter um provedor de internet com alta velocidade e qualidade.
Outro item importante para oferecer internet gratuita é o Access Point. Isso porque o aparelho será responsável por gerenciar o Wi-Fi, além de ser o ponto de conexão para os aparelhos. Uma dica é cuidar quantos dispositivos o Access Point permite conectar ao mesmo tempo.
Ademais, para que o Hotspot Wi-Fi seja executado da melhor maneira e sem trazer riscos, é necessário contar com um software de gestão da rede. É esse software que fará a organização e captação dos dados dos usuários.
Tendo todos estes requisitos, vale a pena para o negócio buscar uma empresa especializada no assunto, para que todas as etapas sejam realizadas de maneira correta.
Conte com a Segertech para fornecer Wi-Fi aos seus clientes
Para que o Wi-Fi Hotspot possa entregar todos os benefícios que mencionamos, é preciso ter equipamentos e estrutura de qualidade. Sendo assim, além de uma internet de alta velocidade, a qualidade dos pontos de acesso também influencia na experiência do usuário.
Desse modo, aqui na Segertech você encontra as melhores opções de Access Point.
Além disso, oferecemos uma qualificação completa para os profissionais da empresa, dando a eles o conhecimento adequado para manter a rede corporativa segura. Entre em contato agora mesmo e confira nossos produtos!