Ter uma rede de internet consistente em uma empresa é mais do que um desejo, é algo que nos dias de hoje é vital para que o funcionamento desta ocorra de forma satisfatória. Por isso, contratar um serviço de Site Survey pode garantir essa qualidade na sua rede wi-fi.
Afinal, o Site Survey garante que não ocorra espaços de sombras, onde não têm acesso a internet dentro de um ambiente. Assim, ele garante que todos os funcionários, gestores e até mesmo clientes tenham acesso a uma rede de alta performance.
Por isso, a seguir no blog Segertech vamos explicar o que é o Site Survey, suas etapas e o porquê de contratar esse serviço. E ainda tem que mostrar todos os seus tipos e suas funcionalidades, para melhor proveito. Confira!
O que é um site Survey e seus benefícios
O Site Survey é um serviço que realiza um levantamento de todas as características e necessidades do ambiente corporativo, com o intuito de implantar ou otimizar a rede de wi-fi.
Através dele se realiza um estudo que será balizador da instalação dos pontos de acesso de toda rede, acompanhando todas as etapas do processo. Para que dessa forma, seja otimizada a rede abrangendo todos os locais possíveis e necessários.
Além disso, o Site Survey é responsável por analisar necessidades x possibilidades do ambiente. De forma que atenda o que a empresa precisa, da melhor forma possível dentro da configuração daquele espaço.
Benefícios do site Survey
- Otimização do sinal de rede wi-fi
- Configuração da rede conforme necessidade da empresa
- Identificação de falhas e sobrecarga
- Proteção de dados que transitam na rede
- Acompanhamento de todo o processo de implementação da rede
Etapas do site Survey
1. Levantamento arquitetônico do local de instalação da rede
A primeira etapa é conhecer o local onde vão ser instalados os pontos de rede (APs). O ambiente físico apresenta diversos obstáculos que interferem na distribuição da rede de wi–fi, como paredes e outras divisórias.
Por isso, além de conhecer o espaço físico, é importante saber da distribuição do mobiliário no ambiente. E se possível, ter a planta baixa já nessa etapa para análise prévia de todas as possíveis interferências no sinal.
2. Levantamento das necessidades da empresa frente a esta rede
Cada empresa tem a sua real necessidade quanto a sua rede de internet. Por isso, nessa etapa é importante que os funcionários de T.I., se houverem, acompanhem para explicar o funcionamento da empresa e os itens necessários.
Algumas perguntas são necessárias nessa etapa, como por exemplo: Quem tem acesso a esta rede? Quantas pessoas vão utilizar? Passam dados confidenciais pela rede?
Todas essas perguntas vão levar o Site Survey a planejar uma rede com o funcionamento personalizado para a empresa, seja ela de qual porte for.
3. Teste de interferência de radiofrequência no local
Esta etapa acontece no local, com testes que medem as interferências de radiofrequência. O objetivo aqui é, junto com entrevistas dos usuários e da gestão, identificar os pontos fracos de internet, para poder dimensionar corretamente os próximos PAs.
4. Planejamento dos locais de instalação
Agora, com base em todos os dados coletados, a equipe do Site Survey vai dimensionar e planejar os Pontos de Acesso. Assim, como escolher os equipamentos adequados para aquela empresa.
Além disso, o Site Survey vai fazer a configuração dos dispositivos de distribuição de sinal. De forma, que se tenha uma rede segura, tanto para os dados dos usuários quanto para os dados sensíveis da empresa.
5. Acompanhamento da implantação de rede
A etapa de instalação dos equipamentos deverá ser acompanhada para garantir a implantação correta de todos dispositivos. E, dessa forma, funcionar abrangendo todos os pontos desejados.
6. Análise de resultados
Parte do Site Survey é acompanhar o pós-instalação e garantir que tudo funcionará conforme o projeto. De tal modo que se houver algum ponto falho, seja por configuração inadequada ou má instalação, poderá ser corrigido.
Tipos de site Survey
Como podemos ver, o Site Survey é um processo com diversas etapas que abrangem desde o planejamento até o pós-instalação. E por isso, existem alguns tipos dentro desse serviço, que mudam em relação ao método utilizado nas etapas. Conheça cada um deles:
Site survey preditivo
Este tipo de Site Survey utiliza um programa próprio para estimar a cobertura do wi-fi no ambiente. E é através desse software que será previsto a abrangência e dimensionamento dos equipamentos.
Sendo que para isso necessita-se fazer o upload da planta baixa do local. Assim como inserir dados como materiais de ambientes, paredes e demais aberturas.
Site survey passivo
Nesse aqui é verificado no local o espectro eletromagnético dos canais presentes, nas bancas 2,4 GHz e 5 GHz do local. De forma que se identifica sinais concorrentes, escolhe-se o melhor canal para configurar os APs dos equipamentos, assim como a melhor banda.
Esse é o passivo, por lidar com as situações da forma que elas já se encontram e a partir disso configurar da melhor forma os equipamentos de acesso.
Site survey ativo
Já o ativo, ele entra em uma rede que já está implantada no local e operando de forma efetiva, mas que necessita ser qualificada.
Nessa modalidade, se valida o efeito entre os APs instalados no local e se verifica o tempo de resposta, assim como identificar possíveis perdas, retransmissões e outros prejuízos que a rede pode estar sofrendo.
Conclusão
Criar um ambiente que tenha cobertura Wi-Fi de qualidade e sem pontos de oscilação é fundamental para qualquer empresa. Nesse sentido, portanto, o site survey wi-fi é ideal para que a empresa possa obter a melhor cobertura e taxa de transferência de dados.
Tendo um wireless corporativo de alta qualidade a empresa garante segurança de dados, eficiência na prestação de serviços, além de oferecer o suporte necessário para os profissionais.
Desse modo, a equipe técnica da Segertech utiliza ferramentas robustas para realização de Site Survey Wi-Fi. Com isso, evitamos com que haja interferências na rede e garantimos uma conexão estável. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa!