A conexão e rede de computadores é algo que vem se aprimorando desde o surgimento dos primeiros aparelhos. Mas nos últimos anos essa melhoria acontece de forma mais acelerada, propiciado pelas novas tecnologias, como a internet e a rede de dados.
Desse modo, a rede de dados é fundamental para manter acesso à internet, bem como aos demais servidores corporativos. Para fazer a conexão da rede de dados é possível usar diferentes tipos de conexão, como o LAN, WAN, MAN, além do próprio wireless.
Mas afinal, qual é a rede de dados ideal para a minha empresa? Quais tipos devo utilizar? No artigo a seguir do Blog Segertech você confere tudo sobre rede de dados, quais são os melhores tipos disponíveis e como potencializar a conexão do wireless corporativo.
O que é a Rede de Dados?
Rede de dados é uma conexão entre diversos eletrônicos que compartilham dados entre si. Estes eletrônicos que são: os computadores de mesa, notebook, celulares, entre outros, constituem os chamados nós.
Estes nós formados pelos nossos aparelhos se interligam compartilhando dados dos diversos outros nós da rede. Sendo assim, rede de dados é a malha que permite conexões entre eletrônicos, inclusive compartilhando a internet entre estes.
Além disso, não são só nós que compõe a rede, temos mais 3 elementos que configuram a rede de dados. São eles: meio de transmissão (com ou sem fio), protocolos e software de rede.
Cada um desses componentes tem uma função importante dentro da rede. Confira:
- Computadores: são os dispositivos digitais que como tais são capazes de captar os dados e transformar esses algoritmos em informações, assim como transmitir dados em forma de algoritmos para outras fontes;
- Meio de transmissão: são os meios que a conexão ocorre. Podendo ser de dois tipos: com fio (fibra ótica, cabo Axial, etc) ou sem fio (micro-ondas, infravermelho, sinal de rádio);
- Protocolos: regras e convenções que ditam como a transmissão deve acontecer. Existem três: protocolo de internet, protocolo de roteamento de rede e protocolo de rede sem fio.
Software de rede: software que configura a conexão nos computadores e outros hardwares como roteadores e switches. Eles permitem a instalação, administração e monitoramento da rede.
Principais tipos de redes de dados e qual escolher para sua empresa?
Para que a rede de dados atenda às diferentes exigências de quem está usando, foram criadas diversas formas de conexão. Algumas delas são bastante conhecidas do público, como a LAN, que é a conexão via cabo de rede, ou WLAN, que é o famoso Wi-Fi.
No entanto, existem outras opções, as chamadas “redes inteligentes”, que se diferem por conta do meio de transmissão, assim como também por causa do tamanho da rede e o quanto ela alcança.
Desse modo, conheça nos tópicos a seguir um pouco sobre cada uma delas, para que servem e qual o modelo perfeito para a sua empresa.
LAN
Sigla para Local Area Network, é o tipo de rede local que conecta dispositivos de um mesmo espaço físico, ou seja, conecta dispositivos dentro de sua área de trabalho, do seu escritório.
Ela é perfeita para empresas pequenas e residências que não precisam compartilhar dados com computadores e outros dispositivos externos.
MAN
Esta é a chamada rede metropolitana. Ela funciona interligando dispositivos de uma mesma cidade ou localização. É perfeita para interligar escritórios de uma mesma empresa que ficam dentro de um perímetro de até cerca de 100 km.
A rede metropolitana é perfeita para escritórios que conectam dados entre si, dentro da mesma cidade. Funcionando bem também para empresas pequenas que têm funcionários trabalhando em Home Office.
WAN
A Wide Area Network é a rede de longa distância que já abrange uma área bem maior, conectando diversos estados, países e até continentes.
Esta já é uma rede de dados que é viável para uma empresa de grande porte, com diversas filiais. Isso porque esse modelo de rede permite que estas empresas adotem o mesmo servidor, algo que facilita a troca de informações, por exemplo.
WLAN
A WLAN (Wireless Local Area Network) é a versão wireless da rede local. Aqui não são necessários cabos de conexão, utilizando o wi-fi para que ocorra a ligação entre os computadores.
É perfeito para empresas que querem ter maior flexibilidade na hora de incluir seus dispositivos móveis na rede interna do escritório.
Além disso, vale lembrar que é importante disponibilizar o wi-fi para convidados e clientes, bem como os funcionários, a fim de oferecer maior comodidade no ambiente.
Hoje, a maioria dos serviços de rede de dados oferecem um serviço híbrido ligando a rede LAN e WLAN em uma mesma rede.
Wi-Fi 6.0
Sabemos que o Wi-Fi é uma forma de conexão bastante prática, que permite conectar-se à rede sem o uso de fios. Mas o Wi-Fi 6.0 veio para trazer ainda mais vantagens para os usuários.
O primeiro deles, portanto, é facilitar o entendimento do sistema de letras e números (802.11 ax). Esse protocolo diferencia os tráfegos de download e upload. Mas o principal benefício dessa nova geração de wireless é o melhor desempenho em áreas com mais dispositivos conectados.
Com isso, a rede de dados da empresa acaba não sofrendo interferência, o que aumenta a velocidade de conexão. Ademais, uma vantagem interessante do Wi-Fi 6.0 é que ela é capaz de diminuir o consumo de energia dos aparelhos conectados à ela.
Benefícios em investir no wireless corporativo
Investir em um bom plano de wireless para a sua empresa pode trazer várias vantagens na logística, no funcionamento e até mesmo no atendimento ao seu cliente.
Pois, ter um wireless corporativo vem com a principal vantagem de que a ausência ou diminuição de cabos no ambiente traz maior flexibilidade ao ambiente, o que é ótimo visto que muitos dispositivos eletrônicos hoje são móveis.
Além disso, fornece uma rede wireless de qualidade para seus clientes é um diferencial que com certeza vai atrair mais resultados.
Sem contar que se pode criar redes separadas para exista uma boa proteção aos dados da sua empresa, permitindo que tenha uma rede mais pública e outra mais privada inclusive para parte dos funcionários.
Conclusão
Investir em uma rede de dados de alta qualidade pode ser o diferencial que a empresa precisa na melhoria de resultados. Sendo assim, é importante levar em conta quais são as necessidades da empresa e, a partir disso, buscar recursos que eliminem o problema.
Portanto, assim como um provedor de alta qualidade, os equipamentos são fundamentais para que o sinal da conexão chegue a todos os aparelhos da melhor forma. Em redes que ocupam um espaço amplo, vale a pena utilizar Access Point, que distribui o sinal de maneira uniforme em todos os cantos do imóvel.
A Segertech tem a seriedade, qualidade e eficiência que você precisa para uma rede de dados estável e como ótima velocidade. Os equipamentos Ruckus permitem conexão de mais de mil aparelhos simultâneos. Além disso, oferecemos consultoria e reparos personalizados na rede corporativa.
Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa conosco!