O mundo virtual está presente em nosso cotidiano. É através da rede que nos conectamos e fazemos diversas atividades importantes. E não é diferente dentro de uma empresa, por isso precisamos de um sinal com boa funcionalidade e é aí que um access point faz toda a diferença.
O access point melhora o sinal do wi-fi enviado dentro da empresa distribuindo-o melhor, e de forma mais igualitária, entre os diversos ambientes. Assim, além de ter um bom sinal para os funcionários, ainda pode oferecer mais este serviço para os clientes da empresa.
Por isso, a seguir no blog Segertech vamos trazer as diversas funcionalidades do Access Point, o que são pontos de acesso e os principais benefícios de ter ele no ambiente corporativo. Confira!
O que é Access Point
Access Point, ou também conhecido como WAPs (Wireless Access Point) é um tipo de dispositivo que, ligado à uma rede de internet, distribui a mesma através de wi-fi.
Sua tecnologia permite que uma rede de internet abranja maiores distâncias do que aquela apenas ligada ao roteador. Assim como permite que mais usuários se conectem a ele sem perda de qualidade.
De forma que a rede original seja compartilhada com outros dispositivos móveis (computadores, notebook, smartphones, Smart Tvs, entre outros) utilizando o mesmo provedor de internet.
Além disso, esse dispositivo permite que a rede de wireless corporativo funcione com alta performance. Sem contar os inúmeros recursos avançados, que permitem o gerenciamento de instalação, rede e segurança.
5 Benefícios do Access Point
Um dos benefícios do Access Point que já mencionamos é o aumento da qualidade da internet na empresa. Porém, há outras vantagens importantes que esse aparelho pode trazer no wireless corporativo.
Dentre estas vantagens, podemos destacar que faz com que mais usuários se conectem à rede em tempo real. Equipamentos Ruckus, por exemplo, permitem que até 1024 usuários simultâneos.
Além disso, um outro benefício que o uso do Access Point traz para a empresa é a gestão da rede. Isso porque através do aparelho é possível criar sub-rede, que podem ser direcionadas para o público externo ou até para armazenar dados sensíveis.
De todo modo, nos tópicos a seguir vamos trazer para você 5 benefícios que o Access Point traz para o wireless corporativo da empresa.
Wireless corporativo de qualidade
Como o Access Point é um ponto de rede cabeado, ele não perde a qualidade do sinal, como poderia ocorrer com um repetidor de sinal. Ele acaba funcionando quase como uma rede independente, embora mantenha a conexão com a rede de origem.
Além disso, como já mencionado, o access point tem diversos outros recursos que, por exemplo, um repetidor de sinal não tem. Fazendo com que a qualidade do sinal se alie a uma maior abrangência e uma melhor gestão do acesso a esta rede.
Mais usuários em tempo real
O Access Point permite que, em apenas um equipamento, se alcance mais de mil usuários. O que o torna extremamente necessário para empresas de médio e grande porte, que necessitam abrigar mais de mil usuários, entre funcionários e clientes.
Da mesma forma que ele permite esse volume de acessos em tempo real, ele não perde a qualidade do sinal, garantindo que todos acessem uma rede com qualidade igualitária.
Gestão de rede
Muitas empresas fornecem seu sinal wi-fi para clientes, visitantes e até mesmo prestadores de serviços. E não é interessante que os dados que gestores e outros funcionários credenciados tenham acesso a esta parte da rede.
Sendo assim, o equipamento de Access Point permite que se gerencie esse acesso, criando inclusive uma sub-rede com limitações. Para que assim não possam acessar os dados mais sensíveis da empresa.
Proteção de dados
A proteção de dados sempre foi uma preocupação nas plataformas digitais. No entanto, essa preocupação se tornou ainda mais importante para as empresas a partir da LGPD, que estipula regras bastante criteriosas para o tratamento de dados pessoais.
Desse modo, a proteção de dados é algo que deve ter cuidado constante, não apenas para cumprir a lei, mas também para evitar que ataques cibernéticos coloquem em risco as informações e aparelhos da empresa. Nesse sentido, o Access Point é uma forma de criar bloqueios contra o vazamento de dados sensíveis.
Os recursos de gerenciamento do Access Point permitem que a rede funcione de forma segura, com proteção de dados. De forma que acessos de cibercriminosos sejam barrados, assim como também limite o acesso de dados sensíveis por outros usuários visitantes.
Maior área de cobertura
Por fim, um dos benefícios que mais chamam a atenção no Access Point é o fato de o aparelho aumentar a área de cobertura da rede. Ou seja, na medida em que a empresa instala pela empresa, mas longe vai o sinal do wireless corporativo.
Esse alcance se deve, em parte, ao fato de o Access Point ter conexão via cabo de rede, não tendo a perda de sinal que acomete os repetidores, por exemplo. Além disso, o aparelho tem uma potência maior em relação às demais opções, podendo alcançar mais de 600 mW.
Com toda essa capacidade de repassar o sinal da rede, é possível encontrar Access Point que faz cobertura em um ambiente de 400m².
Conclusão
É natural que o Wi-Fi tenha problemas de cobertura em um espaço de trabalho amplo. Para resolver isso então, é preciso buscar equipamentos como o Access Point, que ampliam o alcance da rede, mantendo a qualidade e a segurança.
Além de permitir a conexão wifi em toda a empresa, é também uma forma de evitar ataques cibernéticos. Isso porque o aparelho permite isolar a rede privada e a rede pública, além de criar barreiras contra a atuação de invasores.
Na Segertech você tem à disposição os melhores equipamentos para o wireless corporativo. Os aparelhos Ruckus, por exemplo, oferecem um excelente desempenho com alta segurança.