Investir em um sinal de internet de alta velocidade deixou de ser um mero artigo de luxo para as empresas há algum tempo. Nos tempos atuais é cada vez mais necessário estar conectado e ter um sinal estável, além de uma boa velocidade.
Desse modo, para além de contar com ótimos provedores de internet, é preciso pensar em uma estrutura complexa, que dê conta dos servidores, por exemplo.
O access point é, portanto, uma dessas ferramentas vitais para o wireless corporativo. Onde a conexão entre os dispositivos utilizados na empresa tem que ser em tempo real e permitir diversos usuários ao mesmo tempo.
Sendo assim, no artigo a seguir do Blog Segertech vamos trazer tudo sobre Access Point de alta velocidade. O que são os pontos de acesso, quais os principais benefícios e diferenças em relação aos repetidores de sinal.
O que é access point
WAPs (Wirelles Access Point), ou traduzindo Acess Point sem fio são dispositivos que, ligados a uma rede de internet (de forma cabeada ou sem fio), possibilitam que ela seja distribuída através de Wi-fi.
Assim, essa rede original de internet pode ser compartilhada com uma rede ampla e outros dispositivos móveis (computadores, notebooks, smartphones, Smart Tvs, entre outros) podem usar o provedor de internet da empresa.
É uma tecnologia que permite que a rede de wireless corporativo com muitos usuários conectados funcione de forma eficaz, sem necessitar de fios e cabos conectados aos diversos aparelhos.
Além disso, possuem muitos recursos avançados, o que faz com que tenham uma vantagem em relação aos repetidores de wireless. Tudo isso com maior velocidade e possibilidades de gerenciamento de instalação, rede e segurança.
Principais benefícios dos pontos de acesso
O Acess Point é uma opção mais segura, prática e econômica para empresa, do que conectar a uma só rede, todos os dispositivos através de fios e cabos.
O uso de WAPs para gerenciar e configurar uma rede sem fio oferece muitas vantagens para empresas, de pequeno e médio porte. Abrangendo uma quantidade que vai desde 100 usuários simultâneos até mais de 1.000 dispositivos conectados em tempo real.
Ou seja, permite que vários dispositivos se conectem de forma prática, adicionando novos usuários facilmente. Além de que é permitido adicionar usuários convidados, através de senha para acessar a rede com a proteção de dados adequada.
Bem como, permitir o acesso desses convidados, ou clientes, de forma controlada. Protegendo assim, os dados da empresa, e ao mesmo tempo fornecendo um recurso para visitantes.
Gestão de rede
O Access Point possui recursos avançados de gerenciamento de aparelhos conectados. que fazem com que seja o principal benefício quanto o assunto é o compartilhamento entre diversos usuários simultaneamente.
Recurso indispensável quando se tem uma empresa com diversos funcionários e, ao mesmo tempo, se necessita ter cuidados extras com a segurança. Item muito importante num momento em que a segurança digital está tão em pauta.
Nesse sentido, parte dos recursos permitem que a rede seja segmentada, controlando para que o acesso seja limitado a alguns usuários, enquanto outros têm acesso mais amplo. Mantendo, dessa forma, a integridade e proteção da rede.
Aumento de alcance do sinal
Sabemos que, em geral, uma rede cabeada tem mais consistência e velocidade, já que o Wi-fi não tem um longo alcance.
Para isso, muitas vezes são utilizados repetidores de sinal, o que resolve o problema de alcance, mas não abrange uma maior qualidade.
Já o Access Point tem uma potência maior, e por poder ser ligado via cabo de rede, mantém a performance da velocidade da rede original.
Mais usuários em tempo real
Com mais velocidade, e uma distribuição mais potente, mais usuários podem ter acesso a rede em tempo real. O que é uma grande vantagem para as empresas.
Ainda mais que pode segmentar a rede e gerenciar acessos, permitindo que usuários eventuais, como clientes, possam acessar ao Wi-fi através de senha, sem ter todos os privilégios dos funcionários e gerentes.
Os modelos da Ruckus permitem desde 100 até 1024 usuários. De forma que a empresa pode escolher o modelo que mais se enquadra na necessidade do local e no tipo de negócio.
Quais as diferenças entre access point e repetidor
Tanto o WAPs quanto o repetidor de Wi-fi tem como funcionalidade expandir o acesso à rede Wi-Fi. Porém cada um deles tem suas características e servem para propósitos diferentes.
Abaixo vamos ver quais as principais diferenças que configuram cada um desses dispositivos:
- Access Point
A principal diferença entre o Access Point e o repetidor, como já dissemos, é o fato que é um aparelho mais completo que tem recursos mais avançados.
Além disso, a sua potência maior permite que a qualidade da rede entregue seja a mesma que o acesso direto através de cabeamento.
Então é o mais indicado para o uso empresarial. Ainda mais se for necessário o compartilhamento de rede com clientes.
- Repetidor de Sinal
O Repetidor de Sinal já funciona como um repetidor de Wi-fi para alcançar zonas em que o modem não consegue acessar.
Então ele é posicionado em um local com ampla internet e redistribui para mais lugares. É uma ferramenta simples e eficaz para ambientes residenciais. Especialmente aqueles que um modem não alcança todos os pontos.
Sendo assim, seu principal uso é doméstico. E não possui recursos de gerenciamento tanto quanto o Access Point. Ele apenas reproduz o Wi-fi, sendo uma alternativa mais barata.
Conclusão
Como podemos ver ao longo do artigo, o Access Point vai além de obter uma navegação em alta velocidade. A ferramenta representa uma otimização na produtividade dos colaboradores, além de oferecer um servidor de rede mais seguro e eficaz.
Mas antes de investir em uma das opções disponíveis, é importante ter ciência de quais configurações o wireless corporativo precisa. Os Access Point Ruckus, por exemplo, dão amplo suporte para que múltiplos aparelhos se conectem na rede e o sinal não sofra com oscilações.
Para estas e outras soluções no campo da tecnologia da informação você pode contar com a Segertech, que oferece equipamentos de qualidade e suporte personalizado. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.